Buscar
  • Drª Lais Carvalho

Você sabe por que o limão "mancha" a pele?



Você já deve ter visto alguém com uma mancha na pele por ter mexido com limão, os lugares mais comuns de aparecimento dessas manchas são mãos, boca e barriga. Dizer que o limão mancha a pele é meio equivocado, na verdade, ele machuca mesmo.

O que acontece é fitofotodermatose, que é quando uma substancia vegetal se junta com o sol e irrita a pele. O limão é rico em furocomarina, com maior presença na casca, mas que também aparece no suco. Essa substancia em contato com sol irritam a pele, irritação essa que provoca os melanocitos, células que produzem a melanina, e aí a mancha aparece.

Fica vermelho, arde, coça e pode até virar bolha. Mas não confunda com queimadura de sol, o problema é outro, é uma mancha pós inflamatória. Evite mexer com limão quando for ficar exposto ao sol e em caso de sintomas de irritação, lave imediatamente e passe protetor solar no local sensibilizado.

Cuidado com o uso de pomadas e remédios caseiros que podem piorar a situação, procure um médico dermatologista com urgência, o tratamento dessas manchas pode durar de semanas até anos, quanto antes começar melhor.

A recomendação é não mexer com limão perto do sol, mas se mexer lave com água e sabão e passe bastante protetor solar. Cuidado! Não é só o limão que é perigoso não, acerola, caju laranja e mexerica também podem irritar a pele.

61 visualizações

© 2018 Lais Carvalho. Todos os direitos reservados.