Buscar
  • Drª Lais Carvalho

Quando antecipar a consulta ao dermatologista?


Geralmente o dermatologista é marcado com antecedência, como parte do check-up semestral ou anual, mas em algumas situações vale a pena antecipar a sua consulta. Exemplifico 7 situações que merecem uma atenção mais rápida.

1 – Pintas/sinais novos: Obviamente a grande maioria dos sinais/pintas é benigna, mas o surgimento de uma lesão nova, especialmente em um adulto, vale marcar uma consulta. Pode ser um melanoma, forma mais agressiva de câncer de pele.

2 – Mudança em uma pinta/sinal: Uma pinta/sinal que cresceu, tornou-se alta, coça ou sangra, vale uma avaliação dermatológica, pelos mesmos motivos acima.

3 – Caroço rosado na pele: Surgimento de um nódulo rosado na pele, de crescimento rápido, especialmente em pessoas de meia idade em diante, deve chamar a sua atenção.

4 – O famoso “cobreiro”: Área com dor, pontadas ou formigamento na pele, seguida do aparecimento de “borbulhas”. Pode ser herpes zoster, o popular “cobreiro”, doença causada pelo vírus da varicela-zoster e que deve ser tratada o mais precocemente possível.

5 – A espinha que não cicatriza: Se você tem uma lesão semelhante a uma espinha, mas que não cicatriza, e que sangra com facilidade ao ser manipulada, cuidado.

6 – A casquinha que não vai embora: Área cascuda e áspera na pele, que mesmo se arrancada, retorna no mesmo lugar. Pode ser um carcinoma espinocelular, uma forma de câncer de pele que pode metastatizar, ou uma lesão precursora, chamada de queratose actínica.

7 – Empolação séria: Erupções medicamentosas, especialmente se há bolhas e a pele parece “estar se desprendendo”, podem ser bastante graves e merecem atenção e tratamento imediatos, às vezes até mesmo com internação hospitalar.

Ao perceber em sua pele qualquer um destes sinais de alerta, procure o seu dermatologista de confiança. Ele é o seu maior aliado na manutenção da saúde e beleza de sua pele.

0 visualização

© 2018 Lais Carvalho. Todos os direitos reservados.