Buscar
  • Drª Lais Carvalho

Paroníquia: a doença nas unhas causada por atividades cotidianas



Paroníquia é o nome dado ao processo de inflamação da pele em torno da unha. Ela tem início devido à “perda” da cutícula, que pode ser causada pelo hábito de remoção por alicate, pequenos traumatismos, ou por agentes químicos. Algumas profissões predispõem à paroníquia, em especial aquelas que têm muito contato com a água.

A partir da “perda” da cutícula ocorre a penetração de produtos irritantes ou até de microrganismos entre a unha e a pele o que gera uma inflamação, às vezes com pus e vermelhidão. Em alguns casos, pode provocar alteração da unha. Pode ser aguda ou crônica.

O profissional indicado para tratar do problema é o médico dermatologista. Após o diagnóstico, ele poderá receitar um antibiótico, um antifúngico ou um corticóide tópico, dependendo da causa. Em algumas situações, pode ser necessária uma drenagem para aliviar a dor e, em casos crônicos, em que o tratamento com tópicos não funcionou, pode ser necessária uma cirurgia, que costuma apresentar um resultado muito positivo.

Na maioria das situações é necessário evitar o fator desencadeante, seja ele o contato com água ou com agentes químicos, e afastar a possibilidade de uma alergia.

0 visualização

© 2018 Lais Carvalho. Todos os direitos reservados.