top of page
Buscar
  • Foto do escritorDrª Lais Carvalho

Conheça a diferença entre Herpes simples e Herpes Zoster

Herpes simples

O herpes simples é um vírus que provoca uma doença que caracteriza-se por instalação súbita podendo ser acompanhada de febre, mal-estar, irritabilidade, dor de cabeça, boca dolorida, seguindo-se, após um ou dois dias, a fase eruptiva. Normalmente afeta a mucosa da boca, que fica vermelha e inchada, com numerosas vesículas coalescentes que se rompem em 24 horas, deixando feridas pequenas, dolorosas, arredondadas, recobertas por crosta.

As lesões podem ocorrer na gengiva, língua, palato, lábios, mucosa da bochecha, amigdalas e faringe. O diagnóstico geralmente se baseia nas características clínicas, mas podem ser feitos esfregaços citológicos ou testes sorológicos com dosagem de títulos de anticorpos. As infecções herpéticas secundárias ou recorrentes são resultantes da reativação do vírus herpes simples em indivíduos pré-infectados.

Herpes Zoster

A infecção pelo vírus do herpes zoster ocorre pela sua reativação anos após a infecção primária, chamada varicela ou catapora. Normalmente afeta os gânglios nervosos de qualquer região do corpo, provocando vesículas e bolhas muito dolorosas, com sensação de coceira e queimação. O diagnóstico é principalmente clínico.

Afeta principalmente pessoas imunodeprimidas e idosos. O tratamento deve ser iniciado dentro de 72 horas, a fim de reduzir o tempo de doença e diminuir a chance de neuralgia pós-herpética, que é dor no trajeto nervoso acometido mesmo após meses das lesões primárias.

442 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page