top of page
Buscar
  • Foto do escritorDrª Lais Carvalho

6 dicas para manter suas unhas bonitas e hidratadas


1) Alicate, lixa, palito e esmaltes: utilize apenas produtos descartáveis, esterilizados, ou de uso pessoal. Se preferir, leve todo o material que você tem em casa para o salão.

2) Tão importante quanto manter as unhas das mãos bonitas, as dos pés também merecem uma atenção especial. Elas precisam ser mantidas bem curtinhas e limpas, para evitar complicações, como encravamento, amarelamento e até mesmo o acúmulo de sujeira nos cantinhos.

3) Se você tem o hábito de lixar a parte de cima das unhas, um alerta: essa atitude pode prejudicar bastante a lâmina ungueal. Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), ao fazer isso, removemos as camadas naturais de queratina da região, deixando as unhas mais frágeis e finas. Fique atenta e preserve o bem-estar da sua unha.

4) Prefira produtos antialérgicos. Para prevenir é sempre melhor optar por esmaltes antialérgicos ou que tenham no rótulo o selo de dermatologicamente testado. Caso sinta coceira na pele, lesões avermelhadas ou outros sintomas, é importante interromper o uso e procurar o seu dermatologista o quanto antes.

5) Lembre-se de limpar e hidratar bastante as pontinhas dos dedos, usar esmalte durante muitos dias pode causar ressecamento e enfraquecimento das unhas. Para evitar esses problemas, dê um tempo nos produtos e deixe a área limpa por uma semana. Além disso, não esqueça de hidratar bastante a região duas vezes por dia com óleos ou ceras nutritivas nas cutículas.

6) Ao fazer as unhas, muita gente tem o hábito de tirar as cutículas, mas, de acordo com a SBD, essa pequena camada de pele não deve ser removida de maneira excessiva. Ela forma uma espécie de selo protetor na região e, se for cortada, qualquer trauma pode afetar a raiz e, com o tempo, causar uma série de problemas nas unhas, como amarelamento, manchinhas e ranhuras. Mantenha as cutículas bonitas investindo em dermocosméticos com ativos hidratantes e cicatrizantes - manteiga de karité, glicerina, zinco e manganês - a fim de minimizar os sinais de ressecamento.

318 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page