Buscar
  • Drª Lais Carvalho

Uso incorreto do filtro solar diminui a sua eficácia


O filtro solar protege contra o câncer de pele, mas o uso incorreto diminui a eficácia do produto. Uma pesquisa revela que a maioria das pessoas usa uma quantidade menor do que a recomendada.

Uma pesquisa britânica revelou que para alcançar o fator de proteção indicada pelo fabricante é preciso passar uma camada generosa de 2mg/cm². A quantidade utilizada e bem menor, 0,75mg, o que garante apenas 40% de eficácia. Um protetor com fator 20 de proteção na pratica seria como fator 8 para se ter uma ideia.

A pesquisa foi feita no laboratório onde é mais fácil calcular a quantidade certa de protetor, a sociedade brasileira de dermatologia orienta para se garantir a proteção contra o sol, optar por fatores mais altos, levando o uso para o dia a dia e não apenas quando a exposição for constante, já que o efeito que o sol causa na pele é cumulativo.

Em medidas praticas, deve ser aplicada uma colher de chá de protetor solar no rosto e no pescoço, uma colher de chá de protetor para a parte da frente do tronco e outra para a parte de trás, uma colher de chá para cada braço, uma colher de sopa para a parte da frente de cada perna e outra para a parte de trás de cada perna.

311 visualizações

© 2018 Lais Carvalho. Todos os direitos reservados.