Buscar
  • Drª Lais Carvalho

A beleza da pele é assunto sério

Atualizado: 16 de Set de 2019



No dia 7 de maio aconteceu o seminário “Cosmiatria e Laser: Beleza à Luz da Medicina” que reuniu especialistas e celebridades, no auditório do Jornal O GLOBO. O evento em parceria com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), discutiu novas tecnologias, ética médica e riscos de tratamentos feitos por profissionais não habilitados e em locais inadequados.

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) acende um alerta: está cada vez mais frequente a realização de procedimentos estéticos invasivos por profissionais não habilitados, aumentando os riscos de erros que podem ser irreversíveis. Queimaduras e deformações no rosto e no corpo são exemplos de efeitos adversos enfrentados por pacientes que foram atendidos inicialmente por pessoas sem formação e depois recorrem a dermatologistas na espera de reverter os quadros.

O presidente da SBD, Sérgio Palmas, destacou que o cuidado com a saúde é multidisciplinar, mas cada profissão tem sua competência estabelecida em lei. A Coordenadora do Departamento de Cosmiatria da SBD, Alessandra Romiti destacou que não é raro um paciente procurar o dermatologista por uma questão estética e acabar descobrindo uma doença de pele. O diagnóstico é o primeiro passo da consulta. A partir daí, é traçado um plano de tratamento, avaliando indicações e contraindicações. Mais importante do que aparentar estar bem, é sentir-se bem. É necessário cultivar a beleza não apenas no aspecto físico, mas se sentir bonito.

0 visualização

© 2018 Lais Carvalho. Todos os direitos reservados.